“A Igreja é chamada a ser, também, a voz daqueles que não têm voz”

O Pe. Nélio Pita é Assistente Geral da Congregação da Missão

O Padre Nélio Pita, natural do Estreito de Câmara de Lobos, é Assistente Geral da Congregação da Missão, em Roma. No passado mês de julho, esteve na Diocese do Funchal para orientar o retiro do clero no Terreiro da Luta. O Jornal da Madeira conversou com este sacerdote madeirense sobre os desafios da missão evangelizadora da Igreja, particularmente no continente Europeu.

“A Europa tem estruturas materiais e tem ainda estruturas humanas. A Europa é chamada a abrir essas estruturas para que outras pessoas delas possam beneficiar”, disse. 

Este sacerdote considera  importante a “missão profética” da Igreja, sobretudo na atenção aos pobres, “porque a igreja é chamava a ser, também, a voz daqueles que não têm voz neste mundo”.

Em relação à acção social da Igreja, o Pe. Nélio afirma que é necessário ir além do “assistencialismo”, e “apostar mais na formação, na promoção da pessoa, para que ela possa ser protagonista da sua história, possa sair de uma situação de pobreza, de miséria em que se encontra”.

Para o Pe. Nélio Pita, o sacerdote na atualidade “está chamado a ser uma espécie de topógrafo do sagrado, a ser um mistagogo, um peregrino que acompanha outros peregrinos na incessante demanda de um território mais pacífico, mais justo, mais fraterno. É aquele que faz a ponte entre a eternidade e a realidade”.

Pedras Vivas 01 de outubro de 2023 (A4)

Pedras Vivas 01 de outubro de 2023 (A3)