Guardei a melhor toalha de banho da cor azul a sua cor preferida. Levei uma toalha de praia com receio de que se esquecesse de a trazer. Dar-lhe-ia a melhor cama. Queria muito que se sentisse feliz e bem acolhido. O meu coração rejubilava de alegria. Finalmente iriamos estar todos juntos de novo, desta vez a gozar umas curtas férias. Bem depressa me apercebi que ainda não seria desta vez. Uma nova oportunidade de trabalho tinha surgido. Muito entusiasmado, não a queria perder. Mas Deus é Pai e a sua ausência seria mitigada pela visita de familiares e amigos bem como pelo ambiente de festa que se fazia sentir alusivo às festividades de Nossa Senhora da Boa Viagem na vila da Ericeira. Alguém referiu que, segundo um estudo feito pela Universidade de Los Angeles, a ciência comprova que ter amigos faz bem à saúde. Os amigos ajudam-nos a preencher as lacunas emocionais. Os amigos constituem realmente um verdadeiro abrigo no meio do mundo real repleto de tempestades e obstáculos.
Acredito que sim que os amigos são imprescindíveis. Mas sobretudo, o nosso porto seguro é a Virgem Maria. Como gosto de recorrer à Sua intercessão no meio das dificuldades. Maria é Mãe e ouve-nos. Intercede por nós junto de Jesus.
Gosto particularmente de descansar uns dias na Vila da Ericeira. O mar aqui tem um encanto especial, sui generis. Usufrui de um micro clima. Nunca sabemos como vai estar o dia. Os projetos diários ficam ao sabor do tempo: praia ou caminhar por esta Vila tão repleta de história. Gosto de me sentar na praça principal. Observar o vaivém dos turistas, a par da população local, numa excelente harmonia. Saborear um gelado descontraidamente. Observar a Praia dos Pescadores e recordar o seu passado contar um pouco da sua história à minha neta constitui igualmente um marco importante. Mas a Praia do Sul ou da Baleia preenchem os meus encantos. Uma caminhada à beira-mar não tem igual! Um cheiro forte a maresia. Os surfistas, que proliferam neste local, alguns ainda a aprenderem com aulas de surf. As ondas, as rochas, o mar de um azul intenso, se o dia estiver bom. O céu infinito, as gaivotas a sobrevoar. Até mesmo as algas que às vezes aí abundam. Tudo interage tranquilamente fazendo-nos sentir parte integrante de tanta beleza.
Enquanto usufruía deste momento fascinante, recordei a proximidade da Vila de Mafra. Tão interligadas estão estas duas vilas pelo seu passado histórico, sobejamente conhecido. Pela minha memória surgiu um evento, recente, que teve lugar, na manhã de 15 de Agosto de 2023 quando, no final da missa celebrada na Real Basílica de Santo António e de Nossa Senhora de Mafra, foi apresentada a coroa de Nossa Senhora da Soledade, e que vai ser imposta no próximo dia 17 de setembro nesta belíssima imagem da Virgem Maria, que tão venerada é. Será o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, na qualidade de Enviado especial do Papa Francisco, que a imporá. Tenho acompanhado com o maior interesse o desenrolar deste acontecimento. Foi com alegria que soube que durante a Jornada Mundial da Juventude, tinha sido benzida pelo Santo Padre na Capela da Nunciatura Apostólica, no dia 4 de Agosto, no final da celebração da missa. Que gesto simbólico, de grande amabilidade e de um enorme significado para os que veneram esta imagem de Nossa Senhora da Soledade. E saber que a sua coroa é o resultado da angariação de dois anos de donativos dos fiéis e visitantes da Basílica. Com este gesto da bênção da coroa o Papa deu um sinal de extrema importância consubstanciado na promoção de mais um incentivo ao aumento do culto à Virgem Maria já tão venerada nas terras de Santa Maria. Que belo movimento de fé a coroação de Nossa Senhora da Soledade. Com este gesto fortalece-se a piedade cristã nas suas mais variadas expressões. Gostaria de dar enfase de que a Basílica de Mafra constitui um dos templos mais visitados em Portugal.
Recordo algumas palavras do Santo Padre, proferidas em Fátima no dia 5 de Maio. “A Igreja não tem portas, para que todos possamos entrar, porque esta é a casa da Mãe e uma Mãe tem sempre o coração aberto para todos os seus filhos…
E com estes movimentos da fé, aguardando cheia de esperança e alegria a coroação próxima de Nossa Senhora da Soledade, e o reencontro familiar, concluo este artigo recordando que: “Deus concede-nos as graças através do Imaculado Coração de Maria” (Jacinta Marto), e a Oração a Nossa Senhora da Soledade: “Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. ”ÁMEN”