O bispo do Funchal dinamizou na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto, no Parque da Paz em Almada, o terceiro encontro “Rise up” para um grupo de jovens de diferentes nacionalidades, falantes de português, que foram acolhidos nessa localidade.
Ao perceber a presença de muitos jovens brasileiros, D. Nuno Brás lembrou-lhes que inicialmente o Brasil pertencia à Diocese do Funchal que na época era a maior diocese do mundo.
Na reflexão, D. Nuno Brás convidou os jovens a deixarem que a Palavra de Deus lhes fale ao coração e “mude os seus planos”, apelando a cada um a viver a vontade de Deus todos os dias.
Os encontros “Rise Up” são os novos modelos de catequeses que integram o programa da Jornada Mundial da Juventude e que desafiam os jovens a refletir e a partilhar sobre três temas lançados no pontificado do Papa Francisco: ecologia integral (1º encontro), amizade social (2º encontro) e misericórdia (3º encontro).
Este terceiro “Rise Up” teve como tema o versículo bíblico: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50).
“Durante a terceira manhã, introduz-se os jovens à importância do silêncio e da contemplação, chamando-os a tornarem-se cada vez mais familiares e amigos de Jesus, “o homem do terceiro dia”, o Crucificado-Ressuscitado. Neste encontro com o Pai Misericordioso, os jovens serão convidados a reler o seu próprio caminho de vida, num tempo de adoração, de diálogo pessoal e de reconciliação com Deus”, explica a organização JMJ Lisboa 2023.