“Retribuir à assembleia o lugar principal”

Padre e arquiteto João Norton de Matos esteve no Funchal

João Norton de Matos é arquiteto e padre jesuíta, com doutoramento em estética e teologia feito em Paris.

No início deste mês esteve na Diocese do Funchal, nas Festas da Sagrada Família. Aí, para além de celebrar, realizou duas palestras sobre “As igrejas na História, Arquitetura e Espaço Litúrgico” e “A Igreja Hoje e as igrejas de hoje, Arquitetura e Espaço Litúrgico”.

O sacerdote foi ainda convidado a acompanhar a arquiteta Fátima Abreu e a comunidade da Paróquia da Sagrada Família no processo do projeto duma nova igreja, há muito aguardado pela comunidade.

Para o padre Norton de Matos, “a beleza principal da igreja, são as suas pedras vivas, que são as pessoas. Há uma beleza própria na comunidade. Talvez a grande proposta da reforma litúrgica do Vaticano II, no modo de organizar o espaço litúrgico é retribuir à assembleia um lugar principal”. 

Este sacerdote e arquiteto considera que “a profundidade com que o Concílio Vaticano II pensou a Igreja e a liturgia implica modificações nas igrejas ou a construção de igrejas com um programa novo” que apresente uma igreja “mais sinodal, menos hierarquia, menos clerical”.

Pedras Vivas 16 de julho de 2023 (A4)

Pedras Vivas 16 de julho de 2023 (A3)