Quem é Jesus para mim? Na celebração da solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco refletiu como estes dois apóstolos responderam a esta pergunta, a partir de dois conceitos: seguimento e anúncio.
Seguimento – O seguimento de Pedro começa logo no primeiro convite de Jesus. Pedro e o seu irmão André “deixaram as redes imediatamente e seguiram-No”. Nas últimas palavras que Jesus dirige a Pedro também surge este tópico: “Tu, segue-me”. É a partir da experiência de seguir o Senhor dia após dia, que Pedro vai realizar a profissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Não se trata de uma resposta doutrinal, mas de proximidade. Para o Papa, a lição que Pedro nos deixa é o convite a ser Igreja-em-seguimento, “Igreja que deseja ser discípula do Senhor e humilde serva do Evangelho. Só assim será capaz de dialogar com todos e tornar-se lugar de acompanhamento, proximidade, esperança para as mulheres e os homens do nosso tempo. Só assim, quem está mais longe e muitas vezes nos olha com desconfiança ou indiferença, poderá finalmente reconhecer que ‘a Igreja – como dizia o Papa Bento – é o lugar de encontro com o Filho de Deus vivo e, deste modo, constitui o lugar de encontro entre nós’”, disse o Papa Francisco.
Anúncio – No caminho de Damasco, Saulo faz a experiência do encontro com Jesus ressuscitado. As suas convicções religiosas e “rígida observância” que o levavam a perseguir os cristãos, caem por terra. Diante da luz de Cristo, percebe a sua cegueira. A partir desse encontro, não pode ficar calado, mas sente o dever de dar a conhecer a Cristo a toda a criatura. Paulo indica-nos que não é com uma religiosidade intimista que se diz quem é Jesus. “Quando evangelizamos, ficamos evangelizados”. Para o Papa Francisco, a Igreja precisa de repetir como Paulo “ai de mim se eu não evangelizar”. “Uma Igreja que precisa de anunciar, como necessita de oxigénio para respirar, que não pode viver sem transmitir o abraço do amor de Deus e a alegria do Evangelho”.
Pedro e Paulo apresentam um modelo de Igreja, discípula e aberta.
Cada cristão é confrontado com a pergunta de Jesus: “Vós, quem dizeis que Eu sou?”. Podemos responder como Pedro e Paulo: seguindo o Senhor e anunciando o evangelho




















