O cardeal D. José Tolentino Mendonça recebeu esta quarta-feira, no Vaticano, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, convidando quem desempenha missões de governo a assumir “o dever da esperança e o dever de transmitir esperança”.
“Tivemos oportunidade de fazer um balanço deste momento do mundo, falar das preocupações do Santo Padre, das Jornadas (Mundiais da Juventude) em Portugal, e sobretudo condividir a esperança”, disse o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), em declarações divulgadas online pela Assembleia Legislativa da Madeira.
“Quem tem a responsabilidade de ajudar no governo das nações e das instituições – o senhor presidente da Assembleia Regional, a nossa região da Madeira, eu aqui no Governo da Santa Sé, nesta área da cultura e da educação – tem o dever da esperança, e o dever de transmitir esperança. Aí encontramo-nos perfeitamente sintonizados”, desenvolveu D. José Tolentino Mendonça.
Já José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, destacou o “enorme orgulho” em estar com o cardeal Tolentino Mendonça, com quem conversou sobre como “os políticos cristãos podem dar testemunho de fé na sua ação política, quer individualmente, quer coletivamente”.
Acho que “é um caminho que tem de ser começado no sentido de termos pessoas que estejam na política e que são cristãos”, acrescentou.
Para D. José Tolentino Mendonça encontrar-se com o presidente da Assembleia Regional, de certa forma, é “um encontro com todas as instituições madeirenses e com o seu povo”.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, que adiantou ainda que vai estar presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, visitou o Dicastério para a Cultura e a Educação, sendo também recebido pelo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital.
Esta manhã, José Manuel Rodrigues participou na audiência pública, com o Papa Francisco.