“Os Cuidados Paliativos são um direito constitucional”

Isabel Galriça Neto na “Semana da Vida” na Madeira

Chama-se Isabel Galriça Neto e é conhecida como a “mãe” dos Cuidados Paliativos em Portugal. País onde 70% dos cidadãos que precisam não têm acesso a esses cuidados. Daí que Isabel Galriça Neto defenda que “os portugueses necessitam ser mais exigentes com os que os governam e saber que os Cuidados Paliativos são um direito constitucional, um verdadeiro direito humano”.

Esta deveria ser a prioridade: “garantir o acesso aos cuidados de saúde que verdadeiramente intervêm no sofrimento e não para a execução da morte, que nem sequer constitui um tratamento, não torna a vida mais digna nem moderniza a sociedade”.

No próximo dia 17, quarta-feira, às 15 horas (1ª sessão) e às 19h30 (2ª sessão), a médica vai estar na Madeira, no Auditório Bento Menni – Casa de Saúde Câmara Pestana, para precisamente “quebrar mitos e preconceitos sobre a natureza dos Cuidados Paliativos”. E deixa um convite aos nossos leitores: “Venham à Semana da Vida, porque certamente vai valer a pena participar destas duas sessões”.

Pedras Vivas 14 de maio de 2023 (A4)

Pedras Vivas 14 de maio de 2023 (A3)