“Ser acólito é ser original”

Dia diocesano reuniu quase 200 acólitos em Machico

A paróquia de Machico acolheu na terça-feira, dia 25 de abril, o Dia Diocesano do Acólito, no dia da solenidade de são Marcos. De acordo com o Pe. Hélder Gonçalves, responsável pelo Serviço Diocesano de Acólitos do Funchal, este ano foram 190 os acólitos, de 21 paróquias, a maioria acompanhados pelo respectivo pároco, que participaram nesta iniciativa que decorreu sob o lema “levanta-te e parte com alegria”.

Depois de uma manhã de trabalho, oração e de convívio, os acólitos reuniram-se na Capela dos Milagres. Foi daí que saíram em procissão até à Matriz de Machico, onde foi celebrada uma Eucaristia presidida pelo vigário geral, em representação do bispo do Funchal, que se encontra fora da região.

Na homilia, o cónego Fiel questionou os jovens e menos jovens, que enchiam por completo a igreja de Machico, sobre o que é que os diferenciava dos demais colegas de escola e de trabalho. 

Muitos querem que “sejamos fotocópias, que façamos como eles fazem, porque senão somos colocados de parte”. Porém, vincou, ”vocês não são fotocópias, são originais, ser acólito é ser original e ser cristão também”.

O diretor do Serviço Nacional de Acólitos, Pe. Luís Leal,  elogiou o encontro: “Dos exemplos que tenho tido de outros encontros diocesanos pelo país, o do Funchal acaba por ser se não o mais participado, um dos mais participados, pelo menos percentualmente”.

Pedras Vivas 30 de abril de 2023 (A4)

Pedras Vivas 30 de abril de 2022 (A3)