150 anos da conversão da irmã Wilson: Vigília de oração no próximo sábado

D.R.

No próximo dia 29 de abril as irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias vão realizar uma Vigília de Oração, com a presença do bispo do Funchal, na Igreja de São Pedro.

Com início agendado para as 19.30 horas, esta é uma das iniciativas do programa comemorativo dos 150 anos da conversão da Irmã Wilson à Igreja Católica, que decorre desde o passado dia 15 de janeiro e que se prolonga até 15 de janeiro de 2024.

De acordo com declarações ao Jornal da Madeira da Irmã Ana de Freitas Marques da Silva, Superiora Provincial, este terá sido “um passo decisivo para toda aquela que foi e continua a ser a grande obra da Irmã Wilson, na Madeira e não só”.

Depois da sua abjuração, ou seja da sua renúncia solene ao anglicanismo, foi batizada sob condição a 11 de Maio de 1873. Claro que entre um momento e outro “houve todo um tempo de aprofundamento e consolidação da fé” e de descoberta da vontade de Deus.

Senhora culta, interessada e actualizada, depois de encontrar a verdade e a unidade que procurava, não soube de imediato o que fazer. Sabia apenas que a sua adesão à Igreja Católica implicava uma disponibilidade total para Deus.

Em 1881 mudou-se para a Madeira, a fim de cuidar de uma doente inglesa. Estabeleceu-se no Funchal e aqui viveu o resto da sua vida, dedicando-se à catequese das crianças, aos doentes e à educação, e instituindo diversas obras a favor dos pobres.

A 15 de janeiro de 1884, juntamente a sua primeira colaboradora, Amélia Amaro de Sá, fundou a ordem religiosa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que hoje se encontram espalhadas pelo mundo, seguindo o lema da sua fundadora: ‘Façamos todo o bem que nos é possível’.

Programa