No Domingo de Páscoa, após a celebração eucarística, o Papa Francisco dirigiu a todos os fiéis, a mensagem Urbi et Orbe (à cidade de Roma e ao mundo) a partir da varanda central da Basílica de S. Pedro.
“Não estamos sozinhos: Jesus, o Vivente, está connosco para sempre. Alegrem-se a Igreja e o mundo, porque hoje as nossas esperanças já não se quebram contra o muro da morte, mas o Senhor abriu-nos uma ponte para a vida”, disse.
O Papa desejou que a Páscoa seja “em particular para os doentes e os pobres, os idosos e quantos atravessam momentos de provação e dificuldade, uma passagem da tribulação à consolação”.
Para o Papa, o domingo de Páscoa é “o dia mais importante e belo da história”.
No final da mensagem, Francisco rezou pela paz em diversos lugares do mundo, a começar pela Ucrânia. “Ajudai o amado povo ucraniano no caminho para a paz, e derramai a luz pascal sobre o povo russo.
O Papa também rezou por situações de sofrimento vividas em diversos países: Síria, Turquia, Jerusalém, Líbano, Tunísia, Haiti, Etiópia, Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Nicarágua, Eritreia, Burkina Faso, Mali, Moçambique, Nigéria e Myanmar.
“Vós, Senhor da vida, encorajai os nossos caminhos e repeti, também a nós, como aos discípulos na noite de Páscoa: ´A paz esteja convosco’”, concluiu Francisco.