Quem é a Irmã Maria do Monte Pereira, recentemente declarada venerável pelo Papa Francisco? O Jornal da Madeira dirigiu-se à Casa de Saúde Câmara Pestana, onde a Irmã Maria do Monte viveu os últimos 15 anos de vida e conversou com a Irmã Mariana Camacho, da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. A entrevista completa pode ser lida no nosso jornal online.
“Parece-me que foi uma Irmã hospitaleira, como eu, de carne e osso, que viveu a sua vocação de uma forma muito forte com Jesus, com um amor muito grande à Igreja”, começou por dizer a Irmã Mariana Camacho.
Esta religiosa destacou também a vida apostólica junto dos doentes da venerável Maria do Monte: “transmitia um espírito muito materno com os doentes, era uma pessoa calma, serena”.
No seu primeiro manuscrito, a venerável escreveu: “A natureza é para mim um livro, onde leio as grandezas de Deus. Sempre, desde criança, me elevava tudo o que via. O sol, as estrelas, o mar, as árvores, as flores, o cantar das avezinhas, um cair da tarde, um romper da manhã, a solidão da noite, tudo me encantava!”
A Irmã Maria do Monte faleceu a 18 de dezembro de 1963 dizendo “Tudo por vós, Sagrado Coração de Jesus”.
No próximo dia 26 de abril, na Casa de Saúde Câmara Pestana, terá lugar uma “tertúlia com a venerável Maria do Monte”, a partir das 14 horas, pelo seu 126º aniversário natalício.