No dia 11 de março de 2023, às 10h00, na Cúria Diocesana, D. Nuno Brás, bispo da Diocese do Funchal, reuniu-se com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). da escola pública. Estiveram presentes vinte e cinco professores.
O encontro iniciou-se com um momento de oração orientado por D. Nuno Brás. De seguida, o diretor do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), Senhor Cónego Fiel de Sousa, foi o moderador da reunião. Cada professor fez a sua apresentação e expressou os desafios e as expectativas da disciplina na sua escola, bem como comunicou algumas atividades realizadas nas escolas.
Os professores destacaram alguns aspetos importantes da disciplina como espaço-tempo de afetos e valores ético-morais, bem como valorizaram os conteúdos abordados.
Posteriormente, foi o momento das palavras do Senhor Bispo, D. Nuno Brás, que agradeceu o trabalho realizado pela Equipa Responsável de EMRC e realçou que os professores de EMRC estão na escola em nome da Igreja e em nome de Cristo, e que é essencial para os alunos. Igualmente expressou a missão do docente de EMRC: ver o bem dos alunos e o bem da escola. E, ainda, apresentou outro desafio: entusiasmar outros a optar por ser professor de EMRC, pois a Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta o Curso de Ciências Religiosas na modalidade de ensino a distância.
A reunião foi concluída com uma oração e a bênção de envio.