Um grupo de sacerdotes, acompanhado por D. Nuno Brás, visitou o Museu de Arte Sacra do Funchal, na sexta-feira, dia 27 de janeiro, num encontro que encerrou as Jornadas de Atualização do Clero.
Depois das palavras de acolhimento do diretor do Museu, João Henrique, a visita foi acompanhada por Martinho Mendes, responsável pelo serviço educativo do Museu de Arte Sacra.
Na visita que durou cerca de uma hora, os sacerdotes puderam contemplar diversas representações do Espírito Santo na arte sacra da Madeira.
“A visita que faremos hoje, será tentar ver através das obras de arte sinais, ligações conceptuais, iconográficas às vivências ligadas ao Espírito Santo”, disse Martinho Mendes.
A visita guiada começou no primeiro andar junto a duas coroas do Espírito Santo. Depois foi apresentada a escultura do séc. XVII da Rainha Santa Isabel, que desempenhou um papel importante no culto do Espírito Santo em Portugal.
No segundo andar, a visita continuou pela sala da arte flamenga, nestes quadros, o Espírito Santo surge em forma de pomba ou pela presença dos sete botões da planta aquilégia, que representam os sete dons do Espírito.
A visita terminou na torre do Museu, onde se encontra o painel de azulejos do século XVIII, restaurado em 2017.