A Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e a Santa Casa da Misericórdia da Calheta estão a realizar, desde o dia 4 de janeiro, programas de intervenção integrados no Projeto +Cuidador com o objetivo de promover as competências do cuidador na assistência ao idoso no domicílio, “dotando os participantes de ferramentas técnicas e emocionais”.
Nas dez sessões foram abordados temas como a saúde do idoso, à imprescindibilidade da saúde do próprio cuidador, a alimentação e hidratação, os primeiros socorros, a higiene e conforto da pessoa cuidada, a mobilização e a prevenção de úlceras por pressão, recursos na comunidade, e o autocuidado e saúde mental do cuidador.
A decorrer desde 2021, o projeto +Cuidador começou pela identificação das principais necessidades dos cuidadores do Concelho da Calheta e da Ponta de Sol e a implementação de intervenções individuais e de grupo especializadas na área da saúde e do social. Em 2022 foram realizados quatro programas de intervenção gratuitos, direcionados a Cuidadores Informais, Ajudantes de Ação Direta e Auxiliares de Serviços Gerais.
Para consolidar os conteúdos formativos e apresentar as atividades do Projeto +Cuidador, foram desenvolvidos o site https://umprojetomaiscuida.wixsite.com/projetomaiscuidador e a página de Facebook Projeto +Cuidador.
O projeto +Cuidador conta com o financiamento do Fundo Social Europeu 14-20 (M1420-08-4538-FSE-000001) incluído no Eixo Prioritário: Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza, com a Tipologia de Operação – Serviço e Redes de Intervenção Social e de Saúde.