“Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita”

Papa Francisco presidiu à Missa Exequial de Bento XVI

O Papa Francisco presidiu na quinta-feira, 5 de janeiro, à Missa exequial do Papa emérito Bento XVI, falecido a 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos,  numa cerimónia realizada na Praça de S. Pedro em Roma com a participação de 50 mil pessoas. 

Na homilia, o Papa Francisco citou o seu antecessor, quando iniciou o pontificado, no dia 24 de abril de 2005: “Apascentar significa amar, e amar quer dizer também estar prontos para sofrer. Amar significa dar às ovelhas o verdadeiro bem, o alimento da verdade de Deus, da palavra de Deus, o alimento da sua presença”.

“É o Povo fiel de Deus que, congregado, acompanha e confia a vida de quem foi seu pastor. Como as mulheres do Evangelho no sepulcro, estamos aqui com o perfume da gratidão e o unguento da esperança para lhe provar, uma vez mais, o amor que não se perde; queremos fazê-lo com a mesma unção, sabedoria, delicadeza e dedicação que ele soube dispensar ao longo dos anos”, disse, o Papa Francisco na homilia.

A Eucaristia foi concelebrada por 125 cardeais, 400 bispos e cerca de 4 mil sacerdotes. 

Na conclusão da homilia, disse o Papa: “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!

Pedras Vivas 08 de janeiro de 2023 (A4)

Pedras Vivas 08 de janeiro de 2022 (A3)