Cem anos de vida ao serviço da comunidade: Eucaristia assinalou aniversário de Maria Conceição Fernandes

No dia 5 de dezembro de 2022 a senhora Maria Conceição Fernandes assinalou cem anos de vida.

Nascida no ano de 1922 no sítio da Ribeira da Caixa, Estreito de Câmara de Lobos, desde jovem que se dedicou à Igreja. Foi catequista, sendo conhecida como a «senhora mestra», fez parte da Conferência de São Vicente de Paulo da sua paróquia e pertenceu às Filhas de Maria. Tia do Pe. Joaquim da Silva Freitas, Dehoniano que atualmente trabalha nas Missões em Angola é vizinha do Pe Tomás Pita, da Congregação da Missão, que presidiu à Eucaristia na igreja do Estreito de Câmara de Lobos, concelebrada pelo Pe. José Luís Sousa, pároco daquela comunidade e pelos Dehonianos, Pe Juan Noite, Pe. Roberto Viana e Pe. António Loureiro, registando-se apresença de muitos familiares daquela senhora.

A homilia foi proferida pelo sobrinho, Pe. Joaquim que destacou a importante ação da senhora Maria da Conceição ao serviço da Igreja, relevando também o seu exemplo familiar e a sua generosidade que têm contribuído para a grande estima que tem naquela comunidade e não só.

Apesar da sua vetusta idade a senhora Maria Conceição Fernandes mantém uma lucidez muito assinalável.

O jantar convívio num restaurante local motivou alegria e relevou o sentido de amizade que as pessoas têm por aquela anciã que recebeu também as felicitações e benção do Papa Francisco que lhe enviou um documento alusivo a este aniversário.

Pedras Vivas 18 de dezembro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 18 de dezembro de 2022 (A3)