“A Cáritas é marca credível de cuidado pela sociedade”

D. José Traquina presidiu ao Conselho Geral da Cáritas que decorreu pela primeira vez no Funchal

Na sessão de abertura do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que decorreu pela primeira vez no Funchal, sessão esta que teve lugar na Igreja do Colégio, D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, disse que estes conselhos têm sido uma oportunidade para “conhecer uma Cáritas e beneficiar do seu testemunho e dedicação permanente, em procurar responder com maior eficiência e qualidade aos desafios que se apresentam à Cáritas Portuguesa e às Cáritas Diocesanas”.

Depois de vincar que a Cáritas é uma “marca credível de cuidado pela sociedade”, o bispo de Santarém acrescentou que um dos pontos em análise neste conselho é “a revisão dos Estatutos do Plano Institucional de Resposta Emergência em catástrofes”.

Neste contexto e tendo em conta que existem Cáritas espalhadas por todo o país, isto é próximas da população, o bispo prosseguiu afirmando que a Cáritas está disponível, nos diversos níveis para “dialogar com o Estado as instituições publicas para apresentar as suas reflexões de forma coordenada e com bons resultados”.

Lembrando que “os pobres no mundo e as alterações climáticas são os dois assuntos mais graves da agenda das Nações Unidas”assegurou que a Cáritas, representando a Igreja “quer fazer parte da solução”.

Pedras Vivas 04 de dezembro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 04 de dezembro de 2022 (A3)