Os responsáveis do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), da diocese do Funchal, participaram na reunião de Secretariados Diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica, que decorreu no passado dia 29 de outubro, em Fátima.
Da agenda do encontro, dinamizado pelo departamento da EMRC, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), constaram os seguintes pontos: Manuais de EMRC; Documento sobre Educação Cristã; Assuntos em tratamento junto do Ministério de Educação (Portal de Matrículas de EMRC); Encontros Nacionais de Alunos; Aulas JMJ; Estatística; Parcerias; Formação Inicial e Contínua de Docentes; Manuais Digitais.
Na oportunidade, o diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, professor Fernando Moita, acolheu o grupo afirmando que o ano escolar 2022/2023 se apresenta com muitos desafios e compete a cada um “ser eco do Evangelho que nos habita para podermos levar às escolas esta mundividência cristã, que é a nossa identidade e que é pedra de toque da nossa cultura”.
Igualmente destacou que “a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) solicitou ao SNEC, “entre outras tarefas, a de dar continuidade aos encontros de alunos a nível nacional.” Assim, o XI Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) decorrerá a 21 e 22 de abril de 2023, em Coimbra e a 21ª edição do Inter escolas Nacional de alunos do 1º Ciclo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realizar-se-á a 26 de maio de 2023, em Fátima.
Um dos pontos abordado foi a elaboração dos novos manuais dos 4º e 9º anos do ensino básico e as Unidades Letivas 8, 9 e 10 do ensino secundário para o ano escolar 2023/2024, como consta no calendário de adoção do Ministério da Educação.
Neste processo de reestruturação de manuais, há 20 professores envolvidos de várias dioceses. E, ainda, foi destacada a importância dos manuais de EMRC como um recurso didático-pedagógico, um direito do aluno, um roteiro organizado e validado, obrigatório e a vigência de seis anos.
Relativamente a outro desafio do SNEC – a implementação de Manuais Digitais para o ano letivo 2023/2024, – concluiu-se que a mesma “obriga a opções económicas, diálogos institucionais/eclesiais e questões didático-pedagógicas”. Além disso, é necessário a “constituição de equipas que possam criar recursos apelativos e válidos para as dinâmicas e os roteiros de ensino e aprendizagem”, referiu o professor António Cordeiro, coordenador do departamento de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).
Outro assuntoabordade foi a formação contínua dos docentes de EMRC que será dinamizada pela Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o apoio financeiro por parte do SNEC, que prevê duas ações de formação contínua de professores acreditadas, em formato e-learning, com a seguinte calendarização: janeiro/fevereiro e março/abril de 2023.
Foram ainda mencionados os projetos: “Cáritas na Escola” e “Bíblia MOOV” da Sociedade Bíblica.
Por fim, foram apresentados mais dois recursos, ou seja, duas aulas sobre a mensagem do Papa Francisco para a JMJ 23 com o propósito de ajudar os jovens a participar no maior encontro de jovens do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de modo a chegar a todos, quer aos que frequentam as comunidades eclesiais, quer aos que apenas estão matriculados na disciplina de EMRC.
Em jeito de conclusão, o professor António Cordeiro, Coordenador de EMRC, afirmou que quer contar com todos “para que, com olhar renovado, prossigamos no caminho juntos e no serviço à EMRC”.