Dehonianos: “Rosto missionário da diocese”

Dehonianos estão a celebrar 75 anos de presença na Madeira

O Colégio Missionário Sagrado Coração está em festa, pois celebra 75 anos da sua inauguração. Foi a primeira casa da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em Portugal. 

Para o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, “o rosto missionário da Diocese do Funchal, durante toda a metade do século XX e durante estes quase 25 anos do século XXI, chama-se sacerdotes dehonianos”.

Neste domingo, Dia Mundial das Missões, às 11 horas, no átrio do Colégio, será celebrada a Missa nova do padre Andrés Rafael, que foi ordenado no domingo, 16 de outubro, pelo bispo do Funchal. A partir das 13h30 haverá uma tarde recreativa integrada na Festa das Missões, que encerrará o programa das celebrações.  

Na passada segunda-feira, dia 17 de outubro, realizou-se na capela do Colégio Missionário uma sessão comemorativa para assinalar os 75 anos da sua abertura. Com efeito, foi no dia 17 de outubro de 1947 que o então bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro, abençoou a casa e celebrou a Eucaristia com os primeiros padres dehonianos que chegaram a Portugal, Angelo Colombo e Gastão Canova. 

“Assumindo desde o início a missão de seminário, o Colégio Missionário foi um espaço fecundo onde muitos jovens puderam conhecer o carisma e espiritualidade dehonianos; a partir dele muitos foram enviados em missão”, escreveu o Superior Provincial dos dehonianos, Pe. João Nélio Simões Pereira. 

Para este sacerdote, o Colégio Missionário foi crescendo e afirmando-se na paisagem e no coração do povo madeirense”.

Pedras Vivas 23 de outubro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 23 de outubro de 2022 (A3)