O Diácono Andrés Rafael de Abreu Catanho, dehoniano, será ordenado presbítero neste domingo, 16 de outubro às 16 horas no Colégio Missionário. “A minha vocação começou desde que eu me lembro. Na verdade, desde a minha infância sempre me senti chamado por Deus para ser sacerdote”, disse ao Jornal da Madeira.
Entrou no Colégio Missionário com 13 anos através de um convite do padre Fernando Ribeiro, sacerdote dehoniano, que passou pela sua escola.
O Diácono Andrés, com 33 anos, vê o seu futuro ministério sacerdotal como uma vocação e missão exigente: “imitar Jesus Cristo, o Bom Pastor, configurar-me com Ele, ser seu instrumento e ajudar aqueles que precisam”.
“Sou um apaixonado pelas artes, matemáticas, pelas missões, pelos escuteiros e por ajudar ao próximo, nomeadamente aos sem abrigo”, partilhou ao nosso jornal.
Sobre a missão da Igreja em relação aos jovens, diz que “se a Igreja for sempre fiel à sua missão evangelizadora encontrará forma de comunicar, de tal modo que os jovens se sintam atraídos pela força do Evangelho”.
Durante dois anos, fez um estágio de vida religiosa em Angola. Em 2017 foi ordenado diácono no Seminário de Alfragide. Como regra de vida, assumiu a afirmação: “Recebe o Evangelho de Cristo, que tens missão de proclamar. Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas”.