Assembleia do clero: encontro de “fraternidade e partilha”

Sacerdotes reuniram-se na paróquia de São Francisco Xavier

Quarenta sacerdotes participaram na Assembleia do Clero na passada quinta-feira, dia 6 de outubro, na paróquia de São Francisco Xavier. Neste encontro presidido por D. Nuno Brás, os participantes refletiram sobre a síntese diocesana das respostas ao sínodo. O Jornal da Madeira falou com alguns sacerdotes sobre a importância do encontro. 

O Pe. Silvano Gonçalves manifestou muita alegria pelo encontro acontecer na paróquia de São Francisco Xavier, “sentimos a proximidade e a alegria dos sacerdotes, a proximidade com o seu bispo, o debate de ideias. Foi, sem dúvida, um momento forte de Igreja”.

O Pe. Humberto Mendonça referiu que “esta assembleia do clero foi um encontro de fraternidade e partilha de experiências e também de projeção para o futuro, para bem de toda a comunidade cristã madeirense”, apontando que é importante continuar a “fazer uma reflexão séria sobre o nosso caminho sinodal com vista à comunhão entre todos, sem excluir ninguém na Igreja, onde Deus a todos quer receber”. 

A necessidade de ouvir as comunidades foi um dos temas destacados pelo Pe. Paulo Silva: “A mim, o que mais me tocou acerca das conclusões da síntese diocesana sobre a sinodalidade, foi a questão da necessidade de ouvir as comunidades cristãs para que haja mais sintonia entre todos. No meu grupo de trabalho falamos precisamente sobre a partilha e saber respeitar o outro”.  

O Pe. Marcos Pinto destacou a “partilha de ideias e de visões diferentes que se complementam”, adiantando que vai aplicar algumas ideias neste ano de pastoral. Um dos temas que lhe chamou mais a atenção foi a catequese familiar, no sentido de “incluir mais os pais na catequese”.

Pedras Vivas 09 de outubro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 09 de outubro de 2022 (A3)