Cardeal Tolentino nomeado para o Dicastério da Cultura e Educação

O novo organismo da Cúria Romana foi criado em março

O Papa nomeou no dia 26 de setembro, o cardeal português D. José Tolentino Mendonça como prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, informou o Vaticano, em comunicado.

O responsável, de 56 anos, deixa assim o cargo de Bibliotecário e Arquivista da Santa Sé, que assumiu em 2018.

O Dicastério para a Cultura e a Educação é um novo organismo, que surge da reforma da Cúria Romana, promovida por Francisco, assumindo as missões anteriormente confiadas à Congregação para a Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura.

O organismo nasceu com a publicação da constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, a 19 de março deste ano.

O Dicastério para a Cultura e a Educação “trabalha para o desenvolvimento dos valores humanos nas pessoas dentro do horizonte da antropologia cristã, contribuindo para a plena realização do seguimento de Jesus Cristo”.

A Diocese do Funchal, terra natal do colaborador do Papa, reagiu à nomeação com uma nota, em que manifesta os votos de “maiores felicidades” ao cardeal Tolentino Mendonça.

“É um orgulho para a nossa região ver um dos seus filhos a servir o Papa nesta grande responsabilidade ao serviço do anúncio do Evangelho”, refere o texto, divulgado em nome do bispo diocesano, D. Nuno Brás, e das comunidades católicas do arquipélago.

Pedras Vivas 02 de outubro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 02 de outubro de 2022 (A3)