Paróquia de Gaula animada com duas festas

Foto: Sílvio Mendes

A paróquia de Gaula vai celebrar as suas duas festas com arraial. Será em honra do Santíssimo Sacramento com missa solene às 17 horas do sábado 17 de setembro e em honra de Nossa Senhora da Luz, no domingo, 18 deste mês, principiando a Eucaristia pelas 16 horas.

As procissões vão decorrer no final destas celebrações litúrgicas.

No domingo às 15 horas será feita uma visita ao cemitério para homenagem aos mesários falecidos. A procissão da padroeira de Gaula terá a colaboração dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que transportarão o andor.

Entretanto na sexta feira, 16 de setembro às 19 horas haverá exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, sendo celebrada a missa às 20 horas.

Naqueles três dias vai haver animação no adro e arredores atuando diversos grupos, banda filarmónica e conjunto musical.

Foi no ano de 1558 que se instituiu a paróquia de Gaula com terrenos que pertenciam à paróquia de Santa Cruz. Na madrugada de 20 de setembro de 1964 a antiga igreja de Gaula, que tinha sido dedicada no ano de 1753, foi destruída por um incêndio, pelo que se construiu uma nova igreja.

As despesas com a obra foram quase, na totalidade, suportadas pelos paroquianos de Gaula residentes e emigrados. Naquela comunidade a festa de Nossa Senhora da Luz realiza-se no domingo a seguir ao respetivo dia litúrgico, que é a 8 de setembro.