A fé dos jovens

Foto: Duarte Gomes

Nesta sexta-feira, 6 de maio, a Diocese do Funchal acolheu os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”. 

A cruz, com quase quatro metros de altura, foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em peregrinação jubilar a Roma após o Domingo de Ramos de 1984, Ano Jubilar da Redenção, para que fosse levada em peregrinação por todo o mundo.

“Caríssimos Jovens, ao término do Ano Santo, confio-vos o sinal mesmo do Ano Jubilar: a “Cruz de Cristo”! Levai-a ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”, disse João Paulo II a 21 de abril de 1984 na Praça São Pedro. 

No ano seguinte, a 31 de março de 1985, Domingo de Ramos, cerca de 300 mil jovens de todo o mundo concentraram-se na Praça São Pedro com a Cruz Peregrina para participar no encontro com o Papa, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU. 

A fé dos jovens levou o Papa João Paulo II a instituir as Jornadas Mundiais da Juventude. No Domingo de Ramos de 1986, realizou-se em Roma a primeira Jornada Mundial da Juventude. A partir daí em cada dois ou três anos, em diferentes países do mundo, realiza-se este encontro que congrega milhões de jovens: Buenos Aires, Santiago de Compostela, Czestochowa, Denver, Manila, Paris…

A 35ª edição vai ter lugar em Lisboa nos dias 1 a 6 de agosto com a presença do Papa Francisco. 

O Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” foi o segundo símbolo dado por João Paulo II aos jovens para acompanhar a Cruz Peregrina. Este ícone é uma cópia da imagem que está na primeira basílica dedicada a Nossa Senhora no ocidente, a basílica de Santa Maria Maior, que o Papa Francisco visita antes e depois de cada viagem apostólica. 

Agora, caberá aos jovens da Diocese do Funchal acompanharem estes símbolos, fortalecerem a sua fé e disposição ao serviço de Deus e assim também se prepararem para a próxima Jornada Mundial da Juventude.