D. Nuno Brás prossegue visita a paróquias da Calheta

Foto: Duarte Gomes

No segundo dia da Visita Pastoral que está a efetuar a três paróquias da Calheta o Bispo do Funchal teve ocasião de estar na Santa Casa da Misericórdia da Calheta.

Apesar de não ser uma estreia, já que D. Nuno Brás já esteve até mais do que uma vez nesta instituição, o momento foi naturalmente de festa e ficará na memória de todos, não só pelo acolhimento, que até direito a versos teve, como pela oferta feita: uma estola para que D. Nuno se lembre desta casa quando estiver a celebrar.

E sobretudo uma oportunidade para D. Nuno Brás lembrar aos que ali trabalham a importância daquilo que fazem. Afinal, os mais vulneráveis, os idosos “fazem parte da nossa vida” e há que ter “quem cuide deles”. E quem trabalha com esta população, acrescentou, “cuida e cuida em nome de tanta gente”. 

“Quero agradecer-vos muito pelo vosso trabalho, pelo vosso empenho, por estas pessoas que fazem parte da nossa sociedade e sem as quais a nossa sociedade não seria a mesma, seria muito menos humana”, frisou D. Nuno Brás que aproveitou ainda para pedir aos funcionários das diferentes áreas que “façam este trabalho com o coração”.

Já José Mário Nunes, provedor da Santa Casa desejou que numa outra visita ainda, porventura mais demorada, o prelado possa ficar a conhecer ainda mais a fundo “o trabalho dos antecessores e dos próprios idosos”, contando ter então, “instalações ainda mais condignas”, tendo D. Nuno visitado as obras que estão a decorrer e que deverão ficar prontas no início do próximo ano.

D. Nuno, que continuou a ser acompanhado pelo Pe. Silvano Gonçalves, dirigiu depois umas breves palavras àqueles que são a razão de ser da instituição: os idosos. Disse-lhes que gostaria de os poder cumprimentar um a um, mas que a pandemia ainda não permite. No entanto, fez questão de lembrar, que “todos vocês são muito importantes”. 

São pessoas, recordou, que tiveram uma vida de trabalho que ficou para trás, mas que frisou, “podem sempre rezar e isso não é de menor importância”. Aliás, daí o pedido para que os idosos rezassem “pela nossa diocese, pelos nossos cristãos e de uma forma muito especial pelo bispo, porque o bispo precisa que rezem muito por ele e eu conto muito, muito com as vossas orações”. 

A terminar o pedido foi para que os idosos continuem sempre a viver os seus dias “com entusiasmo e alegria, sobretudo porque Nossa Senhora, a nossa mãe do Céu nunca nos abandona”. E foi a Ela, que todos rezaram uma Ave-maria, neste mês que lhe é dedicado.

O programa deste segundo dia levou depois D. Nuno Brás às Escolas Apresentação de Maria e do Salão, onde o prelado esteve á conversa com os mais pequenos e a quem voltou a pedir que estudem muito e para que rezem por ele.

Seguiu depois para as instalações da Junta de Freguesia, onde foi recebido pelo presidente da junta e onde ficou a saber que o número de fregueses tem vindo a aumentar nos últimos anos, especialmente com gente jovem. Foi depois até à Segurança Social e ao Estrela da Calheta FC, onde recebeu uma camisola com o seu nome.

Houve ainda tempo para uma visita ao Hospital da Calheta e à Casa do Povo, onde ainda teve oportunidade de escutar dois temas musicais interpretados por alunos de cordofones, que estão a frequentar um curso na instituição.

Na igreja de São Francisco Xavier o prelado presidiu depois à Eucaristia, onde houve também encontro com o respetivo Conselho Pastoral Paroquial e pais das crianças da catequese.

Quanto ao programa para esta quinta-feira, terceiro dia desta visita, ele será o seguinte: 

15h – Escola do Atouguia
16h – Missa na Capela de Cristo Rei e oração no cemitério
17:30 – Bar da poncha
18:15 – Visita oficina Alumicalheta
19h – Missa na Igreja Paroquial
21h – Encontro com Conselho Pastoral Paroquial e pais da catequese