Tornar a Palavra de Deus “ao alcance de todos”

Os seminaristas Diogo Sousa e Tiago Andrade foram instituídos no Ministério de Leitores

D. Nuno Brás instituiu no Ministério de Leitores os seminaristas Diogo Sousa, da paróquia do Caniçal e Tiago Andrade da Paróquia da Nazaré. 

A instituição decorreu no sábado, dia 23 de abril, na Sé do Funchal, diante de familiares e amigos dos dois seminaristas a quem o bispo do Funchal pediu que “desempenhem bem esta tarefa que hoje a Igreja vos confia”. A tarefa de “tornar Deus, a sua palavra, a sua vida ao alcance de todos”.

As instituições são, como é sabido, um passo importante rumo ao sacerdócio. Ao Jornal da Madeira os dois jovens agora instituídos leitores mostraram precisamente essa consciência de que este é mais um passo. Um passo que, no dizer de Diogo Sousa, é “uma confirmação por parte da Igreja, de uma vocação que vai sendo acompanhada e amadurecida, numa aproximação maior e intimidade com o Senhor num caminho que é permanente e constante”.

Já Tiago Andrade, explica que este é “um primeiro passo público” nesta caminhada. Uma espécie de “apresentação à comunidade diocesana”. No fundo, acrescentou, “são dois rostos concretos que se apresentam e dizem: nós estamos aqui e livremente nos entregamos”.

Apesar de este passo não ser exclusivo daqueles que se preparam para o sacerdócio, já que “qualquer cristão idóneo pode receber das mãos do bispo este ministério”, para os seminaristas, frisou Tiago, “ele tem um significado mais vocacional, porque o caminho envolve o Ministério do Leitor, do Acólito e do Diaconado”.

Pedras Vivas 01 de maio de 2022 (A4)

Pedras Vivas 01 de maio de 2022 (A3)