No Dia Mundial da Saúde que se assinalou na quinta-feira, dia 7 de abril, D. Nuno Brás, bispo do Funchal, destacou o trabalho de todos os profissionais de saúde ao longo destes dois anos de combate à pandemia. “Estamos todos muito gratos e a todos os que, de uma forma ou de outra, travaram e ainda estão a travar esta guerra porque, infelizmente ela ainda não desapareceu”. Estes profissionais “estiveram sempre presentes nas nossas orações e continuarão a estar”, afirmou o bispo do Funchal.
“Conhecíamos os números [covid-19], seguíamos sempre as conferências de imprensa, mas por detrás de toda essa informação há pessoas que trabalham, se esforçam e dão o seu melhor. Creio que hoje, Dia Mundial da Saúde, é um dia para visitar essas pessoas, conhecer olhos nos olhos esses rostos que foram tão importantes ao longo destes dois anos e agradecer-lhes todo o seu trabalho e toda a sua dedicação”.
Palavras proferidas por D. Nuno Brás, durante a visita à Unidade de Emergência em Saúde Pública, no Centro de Saúde do Bom Jesus, na qual marcaram também presença José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e Herberto Jesus, diretor Regional de Saúde e membros do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, que organizaram esta visita.
Durante esta visita Maurício Melim, responsável pela Unidade de Emergência em Saúde Pública, explicou o funcionamento da mesma e aquele que foi sempre o seu lema: “ser proactiva” e se “antecipar à onda”.
A terminar esta visita o bispo do Funchal entregou a Maurício Melim, uma placa de agradecimento à Unidade de Emergência e nela a todos os profissionais de saúde.