Este é um momento de “grande oportunidade para a evangelização”

D. Rino Fisichella fala dos desafios para a nova evangelização

O presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, participou com quatro conferências na Semana de Atualização do Clero e dos Leigos, apresentando os desafios atuais para a nova evangelização.

Numa entrevista concedida ao Jornal da Madeira, este colaborador do Papa realçou que “há muitos caminhos para a nova evangelização”, mas neste momento histórico confessa que um dos que mais lhe convencem é o “caminho da beleza”, salientando a “nova sensibilidade” para a  beleza da criação. 

“Numa ilha como a Madeira, a beleza da natureza é encantadora. Aqui vêm pessoas de todo o mundo. Vêm pela beleza do mar, pelas suas ondas, pela beleza das rochas, vêm pela arte, pela cultura que aqui se vive. Acredito que este seja um dos momentos de grande oportunidade para a evangelização. A beleza é uma linguagem universal”, afirmou, recordando que “nós cristãos produzimos beleza há 2000 anos”.

Valorizar a “via da beleza” permite também reconhecer “quantas outras formas de beleza” estão a ser produzidas à nossa volta “e quantas oportunidades de participação numa linguagem comum e universal”.

Para D. Rino Fisichella, “a pandemia foi igualmente um desafio e uma oportunidade” para a evangelização, e elogiou a “criatividade e imaginação” de sacerdotes e leigos, que conseguiram chegar às pessoas. “Não esqueçamos que um momento dramático foi o da solidão em que a pandemia nos colocou”, onde muitas pessoas se sentiram abandonadas. “A evangelização é feita de proximidade, é feita de uma força que traz a misericórdia como o próprio coração do Evangelho. E a misericórdia é consolação, a misericórdia é proximidade, a misericórdia é compaixão”. Neste sentido, a evangelização “mesmo numa pandemia tão dramática como a que vivemos, pode sair fortalecida se for reforçada a responsabilidade dos crentes”.

Pedras Vivas 30 de janeiro de 2022 (A4)

Pedras Vivas 30 de janeiro de 2022 (A3)