O Capítulo Provincial dos Dominicanos elegeu, no passado dia 12 de janeiro, o Fr. José Manuel Correia Fernandes, 51 anos, como novo prior da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores (dominicanos), para os próximos quatro anos.
Natural da Venezuela, filho de pais madeirenses, o Frei José Manuel viveu no Porto Moniz desde os 10 anos. Enquanto seminarista da Diocese do Funchal, frequentou o Seminário de Cristo Rei dos Olivais, em Lisboa. Aí conheceu os dominicanos e aproximou-se da vida de São Domingos de Gusmão. Em 1995 iniciou o postulantado na Ordem dos Pregadores. A ordenação sacerdotal ocorreu no dia 1 de dezembro de 2002. Desde 2011 é pároco de São Domingos de Benfica, em Lisboa.
Ao Jornal da Madeira disse que “os caminhos de Deus são insondáveis… nunca conseguiremos imaginar até onde um sim a Deus nos pode levar” e recordou o diálogo que teve com o cónego Rosa, na altura pároco de São Pedro e de São José, no Funchal, que lhe perguntou: “Não gostavas de ser padre?”. “Com 11 anos era incapaz de responder… mas a verdade é que Deus conduziu a história”, partilhou.
O novo prior dos dominicanos em Portugal disse que acolhe a nova missão “com humildade e em obediência”, confiando-se “à misericórdia de Deus e dos irmãos”.
Com comunidades em Lisboa, Porto e Fátima, mas também em Angola, onde a presença dos dominicanos completa 40 anos, o prior provincial tem como principal projeto “estar com os irmãos, escutá-los e animá-los nesta missão que é de todos”, disse.
Sobre a questão vocacional, Fr. José Manuel considera que “o espírito fraterno que se vive nas comunidades religiosas é o terreno onde a semente da vocação cresce”, e acrescenta, “sem a fraternidade as comunidades são estéreis.