Diocese do Funchal associa-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

No dia 21 de janeiro, pelas 19 horas, haverá uma Celebração Ecuménica na Igreja Anglicana, situada na Rua do Quebra Costas.

D.R.

“Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” é a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 2, 2) que serve de mote ao tema do Oitavário de oração 2022, também designado por Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma observância ecuménica Cristã internacional realizada anualmente.

Todos os anos, os parceiros ecumênicos de uma região diferente são solicitados a preparar os materiais. Este ano, o Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano, foi o organizador do grupo de redação de conteúdo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Vaticano já publicaram o material em várias línguas.

As reflexões, “exploram como Cristãos e Cristãs são conclamados/as a ser um sinal para o mundo de Deus, trazendo unidade. Provenientes de diferentes culturas, raças e línguas, Cristãos e Cristãs compartilham uma busca comum por Cristo e um desejo comum de adorá-lo”.

“Nunca como nestes tempos difíceis sentimos a necessidade de uma luz que vença as trevas, e essa luz, como proclamam os cristãos, se manifestou em Jesus Cristo para dar testemunho comum na terra onde Cristo viveu e ressuscitou”, lê-se nos materiais preparados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), com sede no Líbano.

Os cristãos do Oriente Médio explicam que oferecem estes recursos para o Oitavário de oração “conscientes de que o mundo partilha muitos dos problemas e dificuldades” que eles experimentam, e anseiam por “uma luz que aponte o caminho para o Salvador que pode vencer as trevas”, como a pandemia global Covid-19, “a permanente crise económica” e o fracasso das estruturas políticas, económicas e sociais “na proteção aos mais fracos e vulneráveis destacaram a necessidade global de uma luz que brilhe na escuridão”.

Os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 já estão disponíveis nos sítios online do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e do Conselho Ecuménico de Igrejas.

A Diocese do Funchal vai associar-se a esta semana, entre os dias 20 e 27 de janeiro, sendo que no dia 21, pelas 19 horas, haverá uma Celebração Ecuménica na Igreja Anglicana, Igreja da Santíssima Trindade, situada na Rua do Quebra Costas. Esta celebração contará com a presença do bispo do Funchal, D. Nuno Brás.