Papa sublinha «firme vontade» de esclarecer casos de abusos sexuais

Francisco condena «crimes» e diz que é preciso evitar que se repitam

Foto: Vatican Media

“Trata-se de crimes, sobre os quais deve haver uma firme vontade de esclarecer, examinando os casos individuais para apurar as responsabilidades, fazer justiça às vítimas e impedir que se repitam no futuro semelhantes atrocidades”, referiu, perante embaixadores dos cinco continentes, reunidos no Palácio Apostólico para o tradicional encontro de Ano Novo.

Francisco destacou a importância da educação e disse ser “doloroso” constatar que, “em vários centros educativos – paróquias e escolas –, foram cometidos abusos sobre menores, com graves consequências psicológicas e espirituais para as pessoas que os sofreram”.

“Não obstante a gravidade de tais atos, nenhuma sociedade pode jamais abdicar da responsabilidade de educar. Ao contrário, é doloroso constatar como frequentemente, nos orçamentos dos Estados, poucos recursos sejam destinados à educação. Prevalece a sua visão como um custo, quando se trata do melhor investimento possível”, acrescentou.

A intervenção retomou as preocupações manifestadas na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2022 (1 de janeiro) com a formação das novas gerações.

Francisco assinalou que a pandemia impediu a muitos jovens o acesso às instituições educativas, levando também ao alheamento dos outros e da realidade, com recurso à tecnologia.

“Recordo a urgência de velar para que tais instrumentos não substituam as verdadeiras relações humanas a nível interpessoal, familiar, social e internacional”, indicou.

O Papa considerou que a educação “gera cultura e cria pontes de encontro” entre povos.

“A Santa Sé pretendeu sublinhar o seu valor participando também na Expo Dubai 2021, nos Emirados Árabes Unidos, com a instalação de um Pavilhão inspirado no tema da Exposição: «Ligar as mentes, criar o futuro»”, precisou.

183 Estados mantêm atualmente relações diplomáticas com a Santa Sé, a que se somam representações da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta.

OC