Medalha da Ordem do Mérito para Dehonianos

Foto: Dehonianos

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus foi agraciada pelo Presidente da República com a Medalha da Ordem do Mérito. A cerimónia de atribuição decorreu no Palácio de Belém,na segunda-feira, 27 de dezembro, dia da celebração dos 75 anos da Presença Dehoniana em Portugal.

Estiveram presentes o Superior Provincial: Pe. João Nélio Simões Pereira; o Superior Geral: Pe. Carlos Luis Suárez Codorniú; o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa: D. José Ornelas de Carvalho; e o Ecónomo Provincial, Pe. José Camilo Dias das Neves.

A propósito desta distinção o responsável pela Congregação em Portugal, o madeirense Pe. Nélio Pereira refere: “gratos por este reconhecimento que é prestado a todos os religiosos da Província, aos benfeitores, membros da Família Dehoniana e amigos, sentimo-nos, agora, portadores de uma responsabilidade acrescida no cuidado do espaço social onde cumprimos a nossa missão”.

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.

Na Madeira aquela Congregação exerce a sua missão no Colégio Missionário do Funchal, no Colégio Infante D. Henrique, na freguesia do Monte e tem um equipa sacerdotal nas paróquias da Ribeira Brava, Serra de Água, São João e São Paulo.