“Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor” (Lc 2, 11)

Apresentamos a edição de Natal do suplemento das Pedras Vivas. 

1. D. Nuno Brás presidiu no sábado passado, dia 18 de dezembro, na Sé do Funchal, à Eucaristia de ordenação do novo diácono Patrício Sousa. Na homilia disse que o ordinando “é transformado, para sempre, em sacramento vivo; em presença constante do mistério do Deus connosco. Nele, de verdade, Cristo, por meio dum homem frágil e pecador, passa a estender as suas mãos ao homem do nosso tempo”.

Ao novo diácono pediu que exerça o seu ministério “sem acanhamento ou dissimulação”. E terminou apelando-lhe que na sua vida, “mesmo (e sobretudo) na fraqueza, no pecado, se manifeste a glória divina. Sê para todos a presença do hoje da salvação, a presença da Páscoa de Cristo”.

No final da Eucaristia, D. Nuno Brás ainda agradeceu a todos os que ajudaram o diácono José Patrício e anunciou que a ordenação presbiteral terá lugar em julho do próximo ano.

2. No dia 21 de dezembro de 2021, o Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa publicou orientações para as celebrações litúrgicas: “Tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde”

3. A nova Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Madeira tomou posse na passada segunda-feira, dia 20 de dezembro, na Sé do Funchal, numa celebração presidida por D. Nuno Brás.  A nova chefe regional, Telma Spínola,  primeira mulher a assumir o cargo, frisou que, apesar do “momento desafiante que vivemos”, é importante “não perder a esperança e acreditar que conseguimos fazer a diferença, ver nas dificuldades desafios de superação” e “continuar a transmitir aos nossos escuteiros valores fundamentais que contribuem para a sua formação integral”, para que sejam “cidadãos ativos, participativos interventivos na sociedade”.

O Jornal da Madeira deseja a todos os seus leitores um Santo e Feliz Natal. 

Pedras Vivas 26 de dezembro de 2021 (A4)

Pedras Vivas 26 de dezembro de 202 1 (A3)