Casa de Saúde Câmara Pestana: D. Nuno benzeu Unidade de São Camilo de Léllis 

Foto: Duarte Gomes

O bispo do Funchal procedeu na manhã desta quarta-feira, dia 17 de novembro, à bênção de uma nova unidade na Casa de Saúde Câmara Pestana, denominada de Unidade São Camilo de Léllis, com capacidade para 22 utentes.

A nova infraestrutura foi inaugurada pelo presidente do Governo que destacou o trabalho desenvolvido pela instituição gerida pelas Irmãs Hospitaleiras considerando, na oportunidade, que a velhice não deve ser vista como um problema, mas sim como uma benesse. De resto, Miguel Albuquerque assegurou que na Região são dadas condições condignas ao envelhecimento, pelas entidades responsáveis.

E como forma de o reconhecer aproveitou para anunciar o aumento do pagamento da média diária por utente do governo às instituições que operam na área da saúde mental da Região nomeadamente à Casa de Saúde Câmara Pestana e à Sagrada Família, geridas pelas Irmãs Hospitaleiras, bem como à Casa de Saúde São João de Deus. O valor passará de 47 para 48,5 euros. 

Já no caso da Sagrada Família, haverá ainda o aumento da média diária do Centro de Reabilitação Psicopedagógica, de 83,7 euros para 86 euros.

Ainda a propósito da Unidade São Camilo de Léllis – recém integrada na REDE, como Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) – de referir que a mesma, além de enfermarias/quartos de 3 camas, 2 camas e 1 cama, (4 de 3 camas, 3 de 2 e 4 individuais), tem diversas áreas comuns, como sala de espera, salas multifunções, refeitório, copa, sala de ocupação e multifuncional, gabinetes de enfermagem, gabinete médico, ginásio de fisioterapia/reabilitação, gabinetes técnicos.

Possui ainda várias zonas de arrumos, lixos e despejos hospitalares, bem como central de oxigénio, vácuo e ar medicinal que está diretamente conectada às camas.

Os 22 utentes integrados nesta Unidade exigem um grande apoio e reabilitação devido às suas dependências. A equipa afeta aos cuidados dos mesmos inclui, por esse motivo, uma médica de Medicina Interna, um enfermeiro de Reabilitação, outros enfermeiros, ajudantes de enfermaria, uma assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma animadora Cultural, uma fisiatra e um fisioterapeuta.

Relativamente aos utentes integrados, numa primeira observação, existem 6 totalmente dependentes, 3 de elevada dependência, 8 de moderada dependência e 5 de leve dependência. Nesta fase inicial de integração tem-se promovido o conhecimento clínico e do seu estado de saúde, a fim de promoverem intervenções diferenciados consoante o utente.

O valor Global do Contrato-Programa de Funcionamento em ULDM REDE 2020-2021 é de 576 722,0 euros, conforme é referido numa nota enviada de imprensa.