Paróquia de São Martinho vai celebrar padroeiro

Foto: Sílvio Mendes
Será na quinta-feira, 11 de novembro que a paróquia de São Martinho no Funchal irá celebrar a festa em louvor do seu padroeiro.

A Eucaristia principiará pelas 20 horas, seguida de procissão no adro a partir das 21 horas.

A missa da vigília desta festa principiará pelas 20 horas do dia 10.

Haverá animação nos dias 10 e 11 de novembro com atuações da Banda Filarmónica de Santo António às 19 horas e às 21 horas do dia 10 e às 19 horas e às 21h30 do dia 11.

Estará em funcionamento um bazar com diversos produtos.

É solicitado que se cumpram as recomendações da autoridade sanitária no respeitante aos cuidados a ter devido ao vírus Covid 19.

No dia 11 de novembro, a Igreja assinala a festa litúrgica de São Martinho de Tours, um militar que partilhou a sua capa com Cristo, facto que popularizou a palavra “capela” no mundo cristão.

São Martinho de Tours nasceu na Hungria por volta do ano 316, filho de pais pagãos. Depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde viveu a vida monástica com a direção de Santo Hilário. Mais tarde, recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito Bispo de Tours.

Segundo a tradição num dia de inverno severo, sendo ele um jovem militar, encontrou-se no caminho com um homem pobre que sofria por estar com pouca roupa. Martinho, por não ter nada que pudesse dar-lhe, dividiu sua capa em duas partes iguais com a espada e lhe deu a metade.

À noite, viu em um sonho que tinha presenteado Jesus Cristo com a metade da capa e o Senhor lhe disse: “Martinho, hoje cobriste-me com a tua capa”.

Segundo o site ACI digital «A meia capa de São Martinho de Tours foi colocada em uma urna e construíram-lhe um pequeno santuário. Como em latim “meia capa” se diz “capela”, as pessoas costumavam dizer: “Vamos rezar onde está a capela”. Desse modo, o nome “capela” popularizou-se e passou a ser usado para designar os pequenos lugares de oração».

Em 371, Martinho é feito bispo de Tours, que na era romana se chamava Cesarodunum. Os mosteiros que abriu e e incentivou são obra importante para a divulgação do cristianismo na Gália. Ao mesmo tempo acumulou fama de milagreiro, antes de morrer no ano de 397, com 81 anos.

É dos primeiros santos a não ser mártir da Igreja sendo o padroeiro da Guarda Suíça Pontifícia, da França e de Buenos Aires (Argentina) e também de uma das paróquias madeirenses situada no Arciprestado do Funchal. Também é o padroeiro dos mendigos e de muitas profissões, dos alfaiates aos cavaleiros, dos soldados aos produtores de vinho. Talvez por causa destes últimos, exista entre nós o provérbio tão usado a 11 de novembro: «No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho».