Santo André Avelino vai ser festejado no Carvalhal

Foto: Sílvio Mendes

Na paróquia do Carvalhal, freguesia dos Canhas, no domingo a seguir ao dia 10 de novembro realiza-se a festa em louvor de Santo André Avelino.

Neste ano será no dia 14 de novembro, iniciando-se a missa pelas 15 horas. Depois, a partir das 16h15 decorrerá a procissão com a imagem, em viatura, percorrendo os diversos sítios daquela comunidade paroquial situada na freguesia dos Canhas.

No sábado, dia 13 de novembro, às 20h30 principiarão a novena e missa da vigília daquela festa.

O Pe. Humberto Mendonça, pároco do Carvalhal, presidirá às celebrações.

Devido às restrições motivadas pela pandemia não haverá o tradicional arraial que era um dos mais concorridos da Madeira.

Foi em em Castronuovo, pequena cidade do reino de Nápoles, que em 1521 nasceu André Lanceloti, que desde criança manifestou a maior disposição pelas virtudes.

Não desejando viver senão para Deus, abraçou o estado eclesiástico, fazendo-se, antes, doutor em direito canónico.

Encarregado pelo arcebispo de Nápoles, de reformar e dirigir um mosteiro de religiosas, experimentou muitas contradições. Viu-se mesmo alvo do furor dos que lhe eram contrários e, duma feita, escapou da morte, com a qual o haviam ameaçado. Sofreu tudo com a maior resignação, sem um lamento. Perderia mesmo a vida, se assim fosse necessário, para a glória de Deus e salvação das almas.

Entrando na congregação dos teatinos, em 1556, trocou o nome de Lanceloti pelo de André. Deus o honrou com os dons da profecia e do milagre. Aos 10 de dezembro, com 88 anos – em 1608 – esgotado pelos trabalhos e alquebrado, estava Santo André Avelino aos pés do altar para celebrar a Missa. E, no fim das palavras: Introibo ad altare Dei, caiu.

Recebeu, então os sacramentos, e morreu tranquilamente.

Canonizado em 1712 por Clemente XI, a Sicília e a cidade de Nápoles, têm-no como um dos padroeiros.

Na freguesia dos Canhas existia uma capela dedicada a Santo André Avelino. Foi demolida para que lá se construísse a igreja do Carvalhal, paróquia que iniciou a sua atividade em 1 de janeiro de 1961.