Diocese do Funchal inicia caminho de preparação para o sínodo

Celebração coincidiu com o dia de acolhimento das relíquias de S. Tiago Menor

“Hoje, a Igreja Diocesana do Funchal, reunida para acolher as relíquias do seu padroeiro, celebra a dedicação da sua Catedral e encontra-se particularmente unida à Igreja Universal, que em todas as dioceses do mundo inicia o caminho de preparação do Sínodo dos Bispos de 2023”, disse D. Nuno Brás no domingo passado, 17 de outubro, na Sé do Funchal.

Para o bispo do Funchal “dificilmente participaremos numa outra celebração em que, com tal intensidade, nos vejamos envolvidos pelo mistério da Igreja nas suas diversas dimensões, como sucede com esta que agora vivemos”.

Nesta celebração onde se assinalaram estes três acontecimentos importantes, D. Nuno convidou a “proclamar a fé que recebemos dos Apóstolos, a mostrar o amor divino que nos transforma no presente e a preparar o caminho que havemos de percorrer no futuro”.

O prelado disse também que as relíquias do padroeiro, integradas na celebração dos 500 anos da escolha de São Tiago Menor para padroeiro da diocese e da cidade do Funchal, irão percorrer os arciprestados  da diocese. “Queremos acolhê-las, juntamente com o testemunho de fé que elas nos oferecem”.

Ao recordar o dia da dedicação da Catedral, afirmou D. Nuno: “Grandiosa és, Igreja Diocesana do Funchal! Grandiosa como a tua Catedral. Grandiosa pelas qualidades e virtudes dos teus cristãos, mas (sobretudo) grandiosa pela presença em ti de Jesus ressuscitado”.

Por fim, o bispo do Funchal falou do convite do Papa Francisco para começar a preparação do Sínodo dos Bispos, juntamente com todas as dioceses do mundo. “Sejamos, com Jesus e com os santos do nosso tempo, membros desta Igreja santa e construtores do amanhã”.

Pedras Vivas 24 de outubro de 2021 (A4)

Pedras Vivas 24 de outubro de 2021 (A3)