Relíquias de São Tiago Menor acolhidas na Sé a 17 de outubro

Cartaz

No Domingo, dia 17 de outubro, na Missa das 17 horas, que será celebrada na Sé, a Diocese do Funchal irá acolher as relíquias de São Tiago Menor que chegam da cidade de Roma para peregrinar pelos Arciprestados.

As relíquias irão percorrer diversas paróquias das ilhas da Madeira e do Porto Santo para assinalar os 500 Anos do Voto a São Tiago Menor.  

As relíquias vão permanecer na Sé do Funchal no dia 17 de outubro e depois de 4 a 6 de novembro. No dia 18 e 19 estarão na ilha do Porto Santo e no dia 19 de outubro no Arciprestado de Câmara de Lobos. 

Na missa Solene do dia 17 de outubro, que será presidida pelo bispo do Funchal, será também celebrada a Dedicação da Sé do Funchal e a abertura do Sínodo. 

Nesse dia a nova imagem de São Tiago Menor será também benzida e colocada num dos altares da Catedral.

Visita ao Arciprestado da Calheta

Entretanto, já é conhecido o programa da passagem das relíquias de São Tiago Menor pelo Arciprestado da Calheta. 

De acordo com uma nota que o Pe. Silvano Gonçalves fez chegar à nossa redação o programa será o seguinte: 

Dia 25 de Outubro, segunda feira

17 horas – Saída da igreja dos Canhas, arciprestado da Ribeira Brava/ Ponta do Sol para o Arciprestado da Calheta em viatura devidamente preparada. Passaremos pela estrada antiga. Passaremos no Arco da Calheta, Loreto, Atouguia (breve paragem no adro), São Francisco Xavier (breve paragem no adro) e desceremos até à igreja matriz da Calheta.

18 horas – Chegada à igreja matriz da Calheta. Entrada Solene na igreja em ambiente festivo e orante. Celebração da Eucaristia pelas 18:30. A igreja ficará aberta após a Missa. A partir das 21h vigília de oração com base na carta de São Tiago até por volta das 22:30

Dia 26 de Outubro, terça-feira 

9 horas – abertura da igreja e Oração de Laudes pelas 9:30. A igreja ficará aberta para veneração das relíquias. Diversos grupos terão os seus momentos durante o dia

15 horas – Confissões

17 horas – saída das relíquias para a paróquia da Raposeira seguindo sempre pela estrada regional para que pelo caminho as pessoas possam saudar a passagem deste sinal visível de fé apostólica.

A partir das 18 horas nesta paróquia decorrerá o mesmo programa da Calheta.

Recorde-se que as relíquias deixam o Funchal no dia 6 de novembro para a cidade de Roma. Nesse Domingo será celebrada a Solene Eucaristia do encerramento das comemorações dos 500 Anos do Voto e escolha de São Tiago Menor. A missa será celebrada às 15 horas, na Sé do Funchal.