Bispo diz que livro e CD com Hino a São Tiago e outras composições é monumento perene à vida Diocesana 

Foto: Duarte Gomes

Foi apresentado esta quinta-feira, na igreja de Santo Amaro, o livro e CD “Hino a São Tiago Menor. Hinos e cânticos compostos para as comemorações dos 500 anos da Diocese do Funchal”, com uma seleção das principais composições do Padre Ignácio Rodrigues, relativas a diversos momentos pastorais que a diocese do Funchal viveu nos últimos 10 anos.

Presente no lançamento, o bispo do Funchal disse que este trabalho é um “monumento perene à nossa vida Diocesana nestes últimos 10 anos”. Um monumento que, frisou, “não está simplesmente ali, num lugar para ser visto”, mas é “um monumento que pode ser tratado, assumido e um monumento que continuará, pelos anos que se seguem a unir e a reunir o povo madeirense.

“Está de parabéns o senhor Pe. Ignácio Rodrigues que vê assim divulgada esta obra musical e vê colocado ao serviço e à disposição de todos esta obra e está de parabéns a Diocese do Funchal por ter encontrado nele a expressão da sua alma, a expressão da sua vida”, disse ainda D. Nuno Brás, para logo acrescentar que está de parabéns também “toda a sociedade madeirense porque uma vez mais se mostra a qualidade da nossa produção musical, mas também esta caraterística que ela tem sempre de ser expressão da alma do nosso”.

Já o Pe. Ignácio, que lembrou que “a música sempre esteve, está e estará presente nas nossas vidas”, fez questão de frisar que “este livro não é só para músicos”, embora possa parecer à primeira vista. Se assim fosse, o mesmo teria de ter sido apresentado no conservatório e não numa igreja. Mas a verdade é que “tudo isto foi composto para liturgia e fazia sentido fazê-lo aqui”.

“O que nos faz estar aqui hoje é que, numa vertente celebrativa, a música tem um lugar importante e imprescindível que nos leva à oração e à contemplação dos mistérios de Deus”, disse ainda o Pe. Ignácio Rodrigues, que agradeceu a todos aqueles que contribuíram para que este projeto se concretizasse.

Um projeto que, explicou, “surgiu da ideia de compor o Hino do Voto a São Tiago Menor e gravar em CD”, mas que depressa ganhou outra dimensão e valorização ao surgir também a ideia de “reunir outras composições feitas para outros momentos importantes da nossa diocese, hinos e cânticos usados em cada ano comemorativo”.

De referir que foram ainda intervenientes nesta cerimónia o cónego Vitor Gomes, que falou sobre a atividade pastoral e celebrativa na origem do livro, frisando que o conjunto de cânticos, com as respetivas partituras, que fazem parte da obra agora apresentada “não são o resultado de uma atividade académica, mas foram compostos ao ritmo do agir pastoral e das propostas celebrativas que o acompanharam”.

Foram peças compostas como “forma de honrar a dignidade e a beleza das celebrações litúrgicas, momentos de oração, reuniões de formação e animação pastoral”, explicou, adiantando que todas elas “dizem a seu modo a fé que, como o corpo da história, se faz vida, a fé que age como louvou e ação de graças, a memória, a prece, a gratidão”.

Já o cónego João Francisco Dias que falou sobre a música na liturgia começando por lembrar que “depois do Concílio Vaticano II a música é integrada na liturgia numa perspetiva completamente nova”. Foi sobre o percurso até aí que falou depois na sua intervenção, lembrando que segundo o concílio “ao músico litúrgico exige-se que seja discípulo e apóstolo”, que tenha “habilitações técnicas e não apenas boa vontade”, tenha ainda “conhecimentos de liturgia que situem a música no seu contexto” e discernimento pastoral para adaptação às circunstâncias”.

Finalmente, Natércia Xavier, Adjunta do Gabinete da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, fez uma reflecção sobre cultura musical e sobre a sua importância nos tempos atuais. Sendo a mais universal das artes, a música é fundamental, mais ainda numa terra de turismo como a Madeira, sendo importante “valorizar a inexistência de barreiras linguística que a música nos proporciona”.

De referir ainda que durante a apresentação foram interpretados alguns dos cânticos e hinos que estão incluídos neste trabalho do Pe. Ignácio Rodrigues, pelo qual todos os intervenientes agradeceram.