Gaula vai voltar a Festejar o Santíssimo e Nossa Senhora da Luz com restrições

Cartaz

As Festas do Santíssimo Sacramento (18 de setembro) e de Nossa Senhora da Luz (19 de setembro), em Gaula, vão decorrer este ano com as mesmas restrições do ano passado.

Isso mesmo ficou decidido numa recente reunião entre o pároco e os mesários responsáveis por estas celebrações. Assim sendo, e de acordo com um comunicado da paróquia, “em ambas as festas não haverá arraiais, seguindo sempre as normas das autoridades de saúde que estão em vigor”.

Além disso, “todas as celebrações Eucarísticas serão na Igreja Paroquial sabendo-se que, atualmente, a lotação do templo é de 50% de fiéis, e sendo obrigatório uso de máscara e desinfeção das mãos e a manutenção do distanciamento social.

A Festa do Santíssimo Sacramento não se realizará na data inicialmente prevista, isto é, a 31 de julho e 1 de agosto, mas sim no sábado, dia 18 de setembro (véspera da Festa de Nossa Senhora da Luz) com a missa da Festa às 17 horas. Haverá uma pequena procissão do Santíssimo Sacramento, à volta da Igreja. Somente os mesários das Confrarias com as suas capas e a Banda de Música, poderão tomar parte da procissão.

Não haverá tapete de flores, como é habitual, para se evitar ajuntamentos de pessoas.

Quanto à Festa de Nossa Senhora da Luz “vai realizar-se na data combinada, isto é, domingo dia 19 de setembro, sendo que a Missa da Festa será celebrada às 16 horas”.  Haverá novamente uma pequena procissão com a imagem de Nossa Senhora, à volta da Igreja.

Somente os mesários das Confrarias com as suas capas e a Banda de Música, poderão tomar parte da procissão.

A finalizar este comunicado a paróquia, cujo pároco é o Pe. Hélder Gonçalves, “agradece a compreensão dos paroquianos”, sublinhando que “na mesma, como comunidade, celebraremos com fé as nossas devoções e tradições”.