Missa na igreja de Santana assinala festa da padroeira

D.R.

A paróquia de Santana vai celebrar a festa da sua padroeira com missa às 11 horas do domingo 25 de julho.

Meia hora após a missa sairá da igreja uma viatura com as imagens de Santa Ana e de São Joaquim que percorrerá os sítios daquela paróquia

A missa da vigília da festa de Santa Ana será celebrada às 20 horas do sábado 24 de julho

No calendário litúrgico a data de 26 de julho é assinalada como dia de Santa Ana e São Joaquim que segundo uma antiga tradição, que remonta ao séc. II, eram os nomes dos pais da Santíssima Virgem Maria. O culto de Santa Ana existia no Oriente já no séc. VI e estendeu-se ao Ocidente no séc. X. Mais recentemente foi introduzido o culto de São Joaquim.

A freguesia de Santana foi constituída por alvará régio a 2 de junho de 1564. É a terceira freguesia com maior área do município com cerca de 18

O seu nome deve-se à padroeira Santa Ana, em honra da qual foi edificada a igreja em 1689. Ao longo dos anos foram feitas remodelações naquele templo de estilo barroco pelo que quase não apresenta vestígios da sua planta original.

No primeiro domingo de agosto, dia 1, na igreja de Santana às 11 horas será celebrada a Eucaristia em louvor do Santíssimo Sacramento. Na véspera a missa iniciar-se-á pelas 20 horas.

O pároco de Santana, Pe. José Afonso Rodrigues, presidirá às cerimónias.

Devido às medidas de prevenção por causa do covid-19 não haverá o arraial que complementava aquelas festas.