Festa litúrgica na paróquia da Santa

Foto: Sílvio Mendes

Na quinta-feira, 22 de julho, dia litúrgico de Santa Maria Madalena, irá ser celebrada a Eucaristia às 14 horas na igreja da Santa, na freguesia do Porto Moniz.

No final decorrerá a procissão em carro percorrendo as freguesias do Porto Moniz e Achadas da Cruz.

Na véspera pelas 20h30 começará a celebração da missa que assinala os 64 anos da dedicação da igreja da Santa.

O Pe. Ricardo Freitas, pároco da Santa, presidirá às celebrações litúrgicas.

Na Madeira há duas paróquias que têm Santa Maria Madalena como sua padroeira: Madalena do Mar e Santa, na freguesia do Porto Moniz fundada em 1960 e iniciando a sua atividade a 1 de janeiro de 1961

Mesmo antes da constituição da paróquia da Santa, na capela dedicada àquela santa, realizava-se a respetiva festa que era das mais concorridas da Madeira. Neste ano não haverá arraial.

Maria Madalena é citada tanto no Novo Testamento, como em vários Evangelhos Apócrifos, como uma da discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. Seguiu Jesus em todos os seus caminhos. De acordo com os evangelhos de Marcos, Mateus e João, Maria Madalena esteve presente durante a crucificação de Jesus e acompanhou o seu sepultamento, junto com Maria de Nazaré e outras mulheres. A tradição diz que ficou ao lado de Nossa Senhora e São João Evangelista. Acompanhou-os a Éfeso. A Igreja Católica, anglicana, ortodoxa e luterana  veneram-na como santa.

Sílvio Mendes