Igreja de Ponta Delgada recebe ‘Celebração em Estilo Barroco’ este sábado 

Cartaz

‘Celebração em Estilo Barroco’ é o título do ciclo de concertos organizado pela Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) que, desta forma, volta aos palcos, após uma interrupção de seis meses, resultado das medidas restritivas causadas pela Covid-19.

Este ciclo, resulta de um protocolo entre a AOCM e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, pretende, além de valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados, e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco, e tem como objetivo celebrar o regresso aos palcos e à vida cultural ativa.

Depois dos concertos, com lotação esgotada, que decorreram na Igreja de São Bento, na Ribeira Brava e no Palácio de São Lourenço, no Funchal, o ciclo de concertos ‘Celebração em Estilo Barroco’ prossegue com um concerto na Igreja do Senhor Bom Jesus em Ponta Delgada este sábado, dia 10 de julho, pelas 20 horas.

O concerto será protagonizado pelo Funchal Baroque Ensemble, grupo residente da AOCM.

Funchal Baroque Ensemble que se apresentará, desta vez, com duas flautas de bisel (Carla Abreu, Sara Faria), dois violinos (Olga Samara e Andrei Ladeischikov), violoncelo (László Szepesi), fagote (Yury Omelchuk) e cravo (Giancarlo Mongelli, diretor musical da AOCM). O repertório do concerto constitui, em si, uma celebração à música francesa barroca, com obras dos compositores Boismortier, Aubert de la Vieux, Rebel e Chedeville, este último com uma versão muito própria da Primavera de Vivaldi. Através das obras destes compositores, este ensemble barroco interpretará a vida da aristocracia francesa do séc. XVIII.

A entrada para o concerto é livre. Contudo, será necessária uma inscrição dado o número limite de público, respeitando, desta forma, as medidas da DGS e do IASaúde. Essa inscrição poderá ser feita para o email:geral.aocm@gmail.com.

A utilização de máscara é obrigatória em todos os concertos, assim como o distanciamento físico.