Pastoral da Família prepara-se para viver Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com propostas inovadoras 

Cartaz

Como é do conhecimento geral, o Papa Francisco convocou para o próximo dia 25 de julho de 2021 o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Quer da mensagem que o próprio Papa Francisco dirigiu aos Avós e aos Idosos, quer dos diversos recursos disponibilizados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ressaltam três propostas pastorais muito concretas que o Secretariado Diocesano da Família da Diocese do Funchal também gostaria de ver implementadas pelas Paróquias e Movimentos da Diocese.

Assim, numa nota enviada à redação do Jornal da Madeira, o referido secretariado refere que gostaria que:

  1. Que os netos visitem os seus avós neste dia, ou num dia próximo que o preceda ou suceda;
  2. Que os jovens visitem idosos que se encontrem sozinhos, nas suas casas ou em residências de acolhimento;
  3. Que uma das missas do domingo, 25 de julho, seja dedicada à celebração desse Dia Mundial com a presença dos avós e dos seus netos e dos idosos da paróquia ou comunidade (ver subsídios litúrgicos).

Alinhado com estas propostas pastorais, informa ainda a nota, “o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) editou um cartão desdobrável que desafiamos seja distribuído aos Avós e aos Idosos para que o possam preencher com os 3 pilares que o Papa Francisco destacou para este dia – um sonho, uma memória, uma oração – e entregar aos seus netos ou aos jovens que os visitem”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida desafia-nos também “a partilhar algumas destas experiências pastorais, pelo que podem enviar-nos os vossos contributos – fotos, vídeos, cartazes e até cartões preenchidos pelos Avós e Idosos.

Todos os recursos editados pelo DNPF – Cartaz e Panfleto desdobrável – estarão disponíveis no website do Departamento – https://dnpf.pt/ –  que acaba de ser renovado precisamente com foco no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Será no website, e em simultâneo na página Facebook do DNPF, que serão lançados os vários vídeos que serão produzidos, alinhados com os temas deste dia.

Entretanto e tal como aconteceu na Semana da Vida, o Departamento Nacional está a organizar uma mesa redonda que terá lugar no dia 24 julho, pelas 21 horas, moderada por Fátima Lopes com a participação de:

  • Padre José Manuel Pereira de Almeida
  • Dr. Pedro Macedo
  • Prof. Bagão Félix
  • Luiza e Miguel Horta e Costa
  • Matilde Horta e Costa Raposo

Do programa constam ainda outras iniciativas a saber:

Dia 25 julho 2021 às 11:00 | Missa celebrativa do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Dia 25 julho 2021 às 15:00 | “Conversa em Família”; Família Pimenta Braz

Dia 25 julho 2021 às 21:00 | “Testemunho de uma cuidadora”; Dora Lima

Dia 26 julho 2021 às 08:00 | “Crianças e Jovens agradecem aos Avós”

Dia 26 julho 2021 às 20:00 | “A Avó conta a Bíblia”; Thereza Ameal