São João Batista celebrado na paróquia de Santa Cecília

Foto: Silvio Mendes

Integrada na paróquia de Santa Cecília, na freguesia de Câmara de Lobos há a capela de Jesus Maria José, onde no mês de junho se realiza a festa em honra de São João Batista.

Neste ano será no domingo 27 deste mês com missa às 18 horas seguida de procissão automóvel a percorrer alguns sítios daquela paróquia.

Na obra Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos o autor, Dr. Manuel Pedro Freitas, refere que «a capela de Jesus Maria José, situa-se no sítio de Jesus Maria José, no caminho de São João, freguesia de Câmara de Lobos, tendo muito provavelmente, a exemplo do que aconteceu com outras, o seu orago, Jesus Maria José, ou Sagrada Família, estando na origem da denominação do sítio onde se encontra implantada.

Segundo os dados existentes terá sido esta capela mandada edificar nas sua propriedade,  em 1693, por Sebastião Gonçalves Cordeiro e sua mulher Luzia de Ornelas e, dedicada no ano seguinte, a Jesus Maria José».

Lê-se ainda que «esta capela apresenta, no entanto, uma caraterística peculiar e que explica, o aparecimento de São João não só na toponímia local, como na origem de alguma confusão a propósito do seu orago.

Com efeito, apesar de não existirem dúvidas de que o seu orago é Jesus Maria José, esta capela possui uma imagem representativa de São João Baptista e ali, desde longa data, se celebram grandes festejos em sua honra, o que atesta a forte devoção da população das redondezas e explica o facto de São João ter ofuscado completamente o primitivo orago, até porque durante anos e anos e, até a década de 40, foi a única festividade celebrada.

Segundo a tradição popular, esta imagem de São João Baptista teria sido para ali transportada, tal como aconteceu com um sino e uma pia batismal, de uma outra capela existente em Câmara de Lobos com a invocação de São João, ameaçada de ruína na sequência de um aluvião e onde a celebração dos festejos em sua honra assumiam grande significado».