“A Eucaristia é uma verdadeira escola de serviço”

D. Nuno Brás presidiu à Solenidade do Corpo de Deus na Sé do Funchal

Na quinta-feira, dia 3 de junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o bispo do Funchal referiu que a vida cristã assume não só o conteúdo da Eucaristia mas também a sua forma “o modo do nosso viver, do nosso olhar, do nosso falar, do nosso existir” e recordou que “a  forma da vida cristã é Cristo tal como Ele se nos oferece na Eucaristia”.

Para D. Nuno Brás, a forma da Eucaristia concretiza-se em quatro realidades: acolhimento, gratidão, serviço e esperança.

Sobre o acolhimento, o prelado refere que “diante de Deus, descobrimo-nos pobres: famintos, sedentos, necessitados. Não podemos, por isso, deixar de estar atentos ao que nos rodeia”. 

A forma da Eucaristia conduz à gratidão, que nos faz perceber “que todos somos devedores, de Deus e uns dos outros. E que, tendo sido cumulados de bens, muito mais que quanto merecíamos, não podemos deixar de agradecer e de viver na gratidão”.

Em relação ao serviço, o bispo do Funchal diz que “a Eucaristia faz-nos cuidar uns dos outros, faz-nos lavar os pés uns aos outros”, especialmente daqueles que “vêm até nós, em particular dos pobres, e onde Deus se revela”.

A Eucaristia “faz-nos responsáveis pela inteira humanidade e pelo seu destino. A Eucaristia é uma verdadeira escola de serviço. A forma da Eucaristia é a atitude permanente de serviço até ao fim”, disse. 

A Eucaristia enche-nos de esperança. “Estando ainda na terra, vivendo a condição de exilados e peregrinos, fracos, limitados e pecadores, é-nos dado saborear o Céu”. 

Por causa da pandemia, a participação nesta celebração contou com as autoridades civis, militares, sacerdotes, bispos eméritos e ainda com representantes das Confrarias do Santíssimo Sacramento de cada paróquia, o mesmo acontecendo com os Institutos Religiosos de vida Consagrada, Secular, Sociedades de Vida Apostólica, Secretariados e Movimentos e Obras laicais.

No final da Eucaristia realizou-se uma pequena procissão com um número reduzido de participantes.

Pedras Vivas 6 de junho de 2021 (A4)

Pedras Vivas 6 de junho de 2021 (A3)