Peregrinação anual das ENS ao Santuário de Fátima a 29 de maio

Foto: Duarte Gomes

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) promovem no próximo dia 29 de maio, sábado, a sua peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Cabo Girão.

Nesse dia será celebrada neste santuário, pertencente à paróquia de Quinta Grande, uma Eucaristia presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, cujo início está agendado para as 20 horas.

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são “um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio”.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium {L.G.} 55).

As equipas “oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros”.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

Logótipo das Equipas de Nossa Senhora