Nossa Senhora de Fátima assinalada na Lombada

Foto: Silvio Mendes

Constituída pelo decreto de D. David de Sousa Bispo do Funchal, então Bispo do Funchal, com data de 24 de novembro de 1960, e iniciando a sua atividade a 1 de janeiro de 1961, a paróquia da Lombada tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima. É constituída por terrenos que anteriormente se integravam na paróquia de Santa Cruz.

A sede ficou na capela de São Pedro que foi edificada no ano de 1793, sob orientação do Padre João Martins, através das contribuições do povo. Aquele templo passou por várias remodelações nos anos 20 do século XX, quer no interior, quer no exterior.

Assinalando a festa da sua padroeira, na quinta-feira, 13 de maio naquela capela às 19 horas será recitado o terço e pelas 19h30 principiarão o terço e a Eucaristia

Devido às restrições impostas pela pandemia, este ano não haverá procissão das velas nem celebração no dia 12 de maio. O pároco, Pe. Hélder Gonçalves, sugere que, na noite de 12 de maio, as pessoas coloquem uma vela acesa na varanda ou janela das casas, louvando assim Nossa Senhora de Fátima.