Paróquia de São Roque vai celebrar Vera Cruz

Foto: Silvio Mendes

A missa que será celebrada na igreja de São Roque no domingo 9 de maio com início pelas 11 horas assinalará a festa da Vera Cruz naquela paróquia funchalense.

Devido às medidas preventivas já conhecidas, referentes ao combate à pandemia, não haverá procissão que marcava aquela festa que era das mais conhecidas daquela paróquia.

Vera Cruz é a denominação dada às relíquias provenientes, segundo a tradição cristã, da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.

A História refere que a imperatriz Helena de Constantinopla, mãe do imperador Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma, numa data posterior a 312 d.C. quando à Cristandade foi dada liberdade de culto em todo o Império, viajou à Terra Santa, onde fundou igrejas e agências de socorro aos necessitados. Talvez foi nessa época que a imperatriz descobriu três cruzes usadas na crucificação de Jesus e de dois ladrões, e que foram executados com ele. Um milagre revelou qual das três era a cruz verdadeira. A partir de então aquela devoção espalhou-se por todo o mundo.

Na Madeira a festa da Vera Cruz também é celebrada nas paróquias da Quinta Grande, Estreito de Câmara de Lobos, Monte e Santa Luzia.

[atualizado às 21h43]