Poeta Daniel Faria recordado nos 50 anos do seu nascimento

D.R.

A «Associação Casa Daniel» vai assinalar os 50 anos do nascimento do poeta Daniel Faria com várias iniciativas comemorativas que começaram este sábado com a partilha na internet de poemas e memórias do poeta.

O programa comemorativo sobre o Daniel Faria (1971-1999), que vai decorrer até 2022, conta também com a realização do colóquio «Daniel, nome de poeta», a 12 de junho 2021, Igreja Santa Maria (Marco de Canaveses-Porto), e uma Residência Artística de Pintura «A Casa do Daniel», 10 a 12 de setembro de 2021, na Casa Daniel (Granjinha – Tabuaço) sob orientação do atelier do pintor Alberto Péssimo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A tertúlia «A poesia de Daniel Faria a partir da Estética», 4 de outubro 2021, no Círculo de Bellas Artes (Madrid – Espanha) e a exposição resultante da Residência “A Casa do Daniel” tal como a apresentação do livro de atas dos colóquios, 1 de dezembro de 2021 (Casa da Cultura de Paredes) marcam também a homenagem a este poeta que o cardeal Tolentino Mendonça considera “um dos mais importantes poetas portugueses nascidos no século XX”, cabendo “ao século XXI a tarefa de descobri-lo”.

A programação tem por intenção “levar a poesia do Daniel junto de novos leitores e trazer ao público novas perspetivas sobre a sua arte poética, como seja a dimensão estética”, refere a nota.

A «Associação Casa Daniel» desafiou as pessoas a associarem-se às comemorações, enviando, até este sábado por WhatsApp (937059427) uma “mensagem gravada com duração até um minuto de um dos seus poemas ou uma memória, para depois ouvir e partilhar no site ou na página Facebook”, acrescenta.

Diversas entidades associaram-se à iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal de Marco de Canaveses; a Igreja de Santa Maria – Marco de Canaveses; a companhia de Teatro Seiva Trupe; o Atelier do pintor Alberto Péssimo; a Câmara Municipal de Tabuaço; o Círculo de Bellas Artes – Madrid; a Câmara Municipal de Paredes e a Fundação Manuel Leão.

Pode encontrar mais informações no site sobre o poeta Daniel Faria que faleceu com terra idade e nasceu a 10 de abril de 1971.

LFS